Pages

domingo, 18 de outubro de 2009

Rio 2016


No dia 2 de outubro o Rio venceu a disputa para sediar as olimpíadas 2016 depois de deixar para trás concorrentes como: Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão). ­
Duas semanas após o Rio sido escolhido como sede olímpica , surge então uma nova guerra civil na cidade "maravilhosa". O engraçado é que alguns dias atrás eu estava em salvador e sempre que alguém falava que eu era carioca existiam dois tipos de comentários: Um ressaltando as belezas e outro a violência.
É unânime que essa cidade é realmente linda, pelo menos dentre essas pessoas que eu conheci e grande parte do mundo, não é a toa que recebeu o apelido de "cidade maravilhosa", contudo a violência é um fator que vem afastando os turistas e amedrontando cada vez mais os moradores.
Até tentei defender o Rio quando alguém falava mal da violência. Disse que a mídia acaba super expondo a cidade por ela ser uma metrópole, central de muitas emissoras de televisão e explicando que assim como as outras cidades brasileiras temos violência, só que em proporções maiores já que o Rio é uma cidade que cresceu desordenadamente.
Dois dias após eu voltar de terras baianas, acontece uma guerra entre facções rivais e confronto entre bandidos e policiais no morro do macaco com 13 mortos e a perda de um helicóptero de operações, que pegou fogo após ser atingido por bala e cair.
Agora me diz se eu ainda tenho como defender isso?
Pra quem não conseguiu ler jornal, assistir tv, ou até mesmo acessar as notícias pela internet no último sábado houve um grande conflito em um morro da zona norte da cidade.
Devido as proporções dos acontecimentos nossa cidade ganhou destaque em manchetes de grandes jornais internacionais. Todos é claro falando sobre a violência da cidade que será sede das olímpíadas de 2016 e de jogos da copa do mundo de 2014.
Lembro bem do dia em que o Rio foi escolhida para sediar as olimpíadas, estava em casa, na sala escrevendo minha monografia no laptop e com a televisão ligada há horas porque minha mãe, assim como milhares de brasileiros aguardava ansiosamente a decisão do comitê olímpico.
Fiz pouquíssimo caso e sinceramente nem estava torcendo, nesse dia fiquei pensando o que leva tanta gente a perder seu precioso tempo assistindo a isso?
Na hora em que foi anunciado o Rio como sede, foi um grito de comemoração geral nas casas e apartamentos, parecia até final de copa do mundo entre Brasil e Argentina.
Vi os políticos chorando na hora, tão emocionados e a única coisa em que pude pensar era na emoção que eles estavam sentindo pela grana que vão embolsar.
Confesso que não sou uma pessoa pessimista, mas não consigo ver muita coisa além disso nessa situação em que estamos vivendo.
A fila dos hospitais estão cheias e falta médico, na rua falta asfaltamento de qualidade, nas escolas professores comprometidos, nas casas educação e esperança, no governo responsabilidade e nos políticos caráter. Tanta gente passando fome e o governo preocupado em sediar jogos olímpicos?
Não concordo com essa política, mesmo que isso traga enormes benefícios para o setor de turismo, não acredito que muita coisa vá mudar até lá.
Hoje ouvi num telejornal o prefeito do Rio, Eduardo Paes (que por sinal está bem longe dos conflitos, em Londres), comentando sobre os fatos e falando que vai resolver a questão da segurança até os jogos de 2016.
E até lá como ficamos?
Contamos realmente que seja resolvido, mas não como fizeram durante os jogos Pan Americanos, onde deram "um jeitinho" de tapear os problemas e depois tudo voltou ao normal.
Hoje a manchete de um dos jornais mais importantes de Londres, o Independent, dizia que o Rio era uma das cidades mais perigosas do mundo e que a guerra do tráfico virou um constrangimento para o governo.
Tenho certeza que não só para o governo, mas eu como carioca que defendi muito o Rio nos últimos dias, me sinto constrangida pelo detrimento do país e principalmente dessa cidade.
Espero que um dia eu possa voltar a acreditar e dizer que moro na cidade maravilhosa.

16 comentários:

Jota disse...

na verdade eu acho que a gente vai eh passar vergonha

Taís disse...

É complicado msm Ju... aqui msm em Salvador ta ficando cada dia pior. Está dando medo sair de casa sem saber se voltamos! Um primo mora aí, é Baiano, e ele defende o Rio como vc, dizendo que a proporçao da violência ai é mais por conta do que a mídia expõe, mas a verdade é que o Brasil ta abandonado... a margem de bandidos! Uns lugares mas criticos que outros realmente, mas todos estamos sofrendo!!
É triste que com tanta coisa importante pra se preocupar, se ocupar o povo está voltado pra olimpiadas e Copa!
Isso tudo nada mais é pra que o povo se detenha neste assunto e esqueça o que de fato estamos precisando no País.. Enfim é a mesma jogada de sempre!
E enquanto isso...

Unknown disse...

Seja no Rio ou Salvador, a violência existe, ou melhor, a violência existe em todo o país!! Então vem p/ Salvador que eu te protejo!
Adorei o texto lindinha! Beijo!

Juliana Ferreira disse...

Espero que até as coisas mudem calango...vergonha já estamos passando né..

Juliana Ferreira disse...

Concordo plenamente Taís, acho é a mesma jogada de sempre. Jogos olimpícos, copa do mundo e carnaval pra distrair as pessoas e tirar o foco dos grandes problemas do país.

Anônimo disse...

Rio continua ser uma cidade maravilhosa, só que a cidade também muitos criminosos...

A criminalidade deve ser combatida e a polícia militar está agindo...e isso causa retaliação dos bandidos...

É bom lembrar q para o bandidos seria bom se não tivesse essa guerra, pq ela prejudica seu "negócio", muitos clientes não sobem o morro por isso...

Então pra não acontecer esses acontecimentos em 2016, o melhor a fazer é começar agora, e nunca é tarde pra começar...creio que até lá a limpeza será feita, não será total, mas será parcial...o que diminuirá bastante...

Passa lá e comenta tb:
http://caopelado.blogspot.com/

balzac disse...

moro no rio faz pouco mais de um ano. também morei em brasília e em bh, que também são cidades grandes e tal. o que percebo aqui é a falta de qualidade e quantidade de policiamento. se isso fosse melhorado, muita coisa aindaria melhor...

Banquete dos Mendigos
http://banquetedosmendigos.blogspot.com/2009/10/levantando-do-chao.html

Fabrício Bezerra disse...

eu sou a favr das olimpiadas aqui,por que os politicos sempre deviam dinheiro,com qualquer coisa,as olimpiadas vão ser mais uma,e eu acho que com a imprensa mundial de olho,eles vão ficar mais cautelosos

Lauuuu* disse...

Eu acho que só vai tomar dinheiro do povo pq td vai ter um custo e quem vai pagar???

Vini e Carol disse...

Isso é lamentável.
Mesmo eu não sendo à favor da concessão dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil, eu vejo que essa guerra é algo que não piora apenas o Rio, e sim o país em um todo...
Isso só mostra como nosso país é subdesenvolvido, e não pode obter eventos da grandeza de uma Olímpiada.

Juliana Ferreira disse...

é bom ouvir a opinião de quem já morou em outras grandes cidades e conhece bem o rio balzac!valeu

Juliana Ferreira disse...

TB acho mto complicado nosso país com tantos problemas, sediar uma olímpíadas...

O que acho q vai acontecer é abrir as portas da nossa casa p as visitas e colocar a sujeira p debaixo do tapete.

Anônimo disse...

Eu realmente não consigo vislumbrar qualquer solução para a violência no Rio. O tráfico de drogas é um negócio que dá muito dinheiro para muita gente. Ele só deixará de ser um bom negócio quando as pessoas pararem de consumir drogas. Mas como impedir que as pessoas consumam?


Se tiver um tempinho, dá uma olhada no meu blog. Ele conta as aventuras de uma garota tentando sobreviver a essa droga de adolescência:

http://diariodeumagarotaemapuros.blogspot.com

Juliana Ferreira disse...

É verdade, vejo muitos consumidores de drogas que não fazem idéia do que isso pode gerar p vida deles e da sociedade.
Muitos até de classe média e classe média alta que com seu consumo acredita não estar afetando ninguém, apenas curtindo sua onda e não faz idéia de qta gente morre por causa disso.

Anônimo disse...

vc tinha perguntado no meu blog com inserir legenda eu fiz tuto para vc

http://explicacaodanet.blogspot.com/2009/10/inserindo-legendas-fixas-usando-o.html

Caroline disse...

Eu acredito, sinceramente, que o RJ fará bonito. Simplesmente porque são nessas épocas festivas que o governo dá total apoio à segurança (coisa que devia fazer normalmente). Enfim, estou torcendo para que 2016 seja uma data feliz!

Obrigada pela visita la no blog e volte sempre!